O PAPEL DAS REVISTAS CIENTÍFICAS NA INTERNACIONALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA
DOI:
10.47976/RBHM2016v16n3253-67Palavras-chave:
Revistas de Matemática, Jahrbuch über die Fortschritte der Mathematik, Jornal de Teixeira,, resenhasResumo
As primeiras revistas científicas de indole geral surgiram para dar resposta à necessidade de comunicação e estreitamento de relações entre as diversas comunidades intelectuais científicas da Europa que se formaram a partir do Século XVI.
Muitas vezes estas revistas tornaram-se um meio de gestão do conhecimento científico, quer como compilações de informação e apresentações de resultados produzidos, quer como catálogos bibliográficos. A partir do início do Século XIX, as revistas especializadas em Matemática e, em particular, revistas de resenhas tiveram um papel importante na internacionalização da comunidade matemática. Já ao nível superior de especialização, serviram como fonte de classificão das diversas áreas em categorias e subareas.
O artigo pretende de apresentar um panorama desta evolução, incluindo alguns detalhes menos conhecidos sobre o papel do Jornal de Teixeira, manifestado no Jahrbuch über die Fortschritte der Mathematik, com grande influência na inclusão de matemáticos portugueses no processo da internacionalização.
Downloads
Métricas
Referências
DAVIS, P. J.; HERSH, R., 1998. The Mathematical Experience. Boston: Mariner Books.
DEMIDOV, S. S., 2014. Risorgimento e a formação da comunidade matemática italiana e internacional. Istoriko-Matematicheskie Issledovaniya. Vtoraya Seriya, 15(50), pp. 157-172.
GÖBEL, S., 2008. Starting the management of knowledge in mathematics: The “Jahrbuch über die Fortschritte der Mathematik". A Focus on Mathematics, pp. 9-13.
GÖBEL, S., 2011. Glimpses into the history of Zentralblatt MATH. In: O. Teschke, B. Wegner & D. Werner, edits. 80 Years of Zentralblatt MATH. Berlin: Springer-Verlag, pp. 1-17.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 297 PDF downloads: 216