A expressão Zero elevado a Zero em Contexto Histórico

Autores

DOI:

10.47976/RBHM2022v22n4485-102

Palavras-chave:

Matemática, História, Zero elevado a Zero, Potenciação.

Resumo

Este artigo é um estudo sobre a evolução da abordagem dada a controvérsia que circunda a expressão zero elevado a zero. O percurso histórico selecionado sobre as questões que sustentam a referida controvérsia, apresentado neste trabalho,se inicia no século XVIII com abordagens apresentadas por Leonhard Euler, e se estende até as soluções utilizadas na atualidade. O objetivo principal do presente artigo e das reflexões aqui provocadas é permitir aos leitores, estudantes e professores, constatarem que a História da Matemática é rica em detalhes e que o valor de uma simples operação aritmética, o zero elevado a zero, pode não ter resposta única corrente ao longo da história.

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Biografia do Autor

Carlos José Amorim da Silva, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Ciências Navais pela Escola Naval (1991), licenciatura e bacharelado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2008) e graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2017). Mestrados em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval (2007) e o profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT) pela Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro (2020). Cursa Tecnologia em Sistemas de Computação na Universidade Federal Fluminense. Exerceu a docência na Marinha do Brasil e nas redes municipais de educação das cidades de Niterói e Rio de Janeiro.

Christine Sertã Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio

Possui graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1988), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE/UFRJ(1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE/UFRJ (2000). Atualmente é professora da PUC-Rio atuando na graduação e no PROFMAT e professora titular do Colégio Pedro II, atuando como professora do ensino fundamental e médio e tendo parte da carga vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação desta instituição onde trabalha no Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, com pesquisas na área da educação básica (MPPEB-CPII). Dedica-se às áreas de Matemática e Ensino, com ênfase em Matemática Discreta, Combinatória, Grafos, Álgebra Linear, Matemática do ensino fundamental e médio e formação de professores da escola básica.

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Publicado

20-05-2022

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Como Citar

SILVA, Carlos José Amorim da; COSTA, Christine Sertã. A expressão Zero elevado a Zero em Contexto Histórico. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 22, n. 44, p. 85–102, 2022. DOI: 10.47976/RBHM2022v22n4485-102. Disponível em: https://mail.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/334. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos