Uma revisão do livro Anacronismos na História da Matemática: Ensaios sobre a interpretação histórica de textos matemáticos

Autores

DOI:

10.47976/RBHM2023v23n4769-82

Palavras-chave:

Anacronismo, História Matemática, Historiografia, interpretação matemática

Resumo

O objetivo deste ensaio, na forma de Review, é apresentar e caracterizar o livro Anachronisms in the history of mathematics: essays on the historical interpretation of mathematical texts, organizado e editado por Niccolò Guicciardini, cujo foco central é o anacronismo na interpretação de fontes históricas no exercício da historiografia da matemática. O ensaio se justifica pela importância do tema nos debates acadêmicos do campo da pesquisa em história da matemática. No livro, há diversos exemplos de anacronismos relacionados à história da matemática, que podem contribuir na formação do pesquisador acerca dos estudos históricos que envolvem diversos tipos de anacronismos na interpretação das fontes históricas e na historiografia da matemática.

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Biografia do Autor

Iran Abreu Mendes, UFPA

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA).

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Publicado

28-10-2023

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Como Citar

MENDES, Iran Abreu. Uma revisão do livro Anacronismos na História da Matemática: Ensaios sobre a interpretação histórica de textos matemáticos. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 23, n. 47, p. 69–82, 2023. DOI: 10.47976/RBHM2023v23n4769-82. Disponível em: https://mail.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/436. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos