A Sequência de Padovan ou de Coordonier

Authors

DOI:

10.47976/RBHM2022v22n4521-43

Keywords:

Números de Padovan, Sequência, Evolução histórica, Definições matemáticas

Abstract

De modo geral, os autores de livros de História da Matemática dedicam um expediente de discussão considerável aos números de Fibonacci. De fato, uma profusão de exemplos e sua manifestação, por intermédio de propriedades, de toda ordem, parecem eclipsar o papel e a constatação da ocorrência pitoresca de outras entidades matemáticas numéricas. Por conseguinte, o presente trabalho busca envidar uma discussão em torno do número plástico e da sequência de Padovan. Seu espaço de utilidade singular foi detectado na Arquitetura, todavia, por intermédio de um processo matemático evolutivo, histórico e epistemológico, o trabalho constata o interesse atual na pesquisa em Matemática, cujo vigor evolutivo pode ser objetivado por intermédio do estabelecimento de novas definições matemáticas que representam, grosso modo, seu processo ininterrupto de formalização e de generalização. Isso posto, propugnam-se, ao final do mesmo, importantes e significativas repercussões e uma legítima trajetória epistemológica evolutiva que comunica ao leitor um viés não estático e evolutivo do pensamento e dos objetos matemáticos.

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Author Biography

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do estado do Ceará

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Doutorado com ênfase no ensino de Matemática (UFC - 2011). Atualmente é professor TITULAR do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do estado do Ceará/ IFCE - 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (2020 - 2023). Professor do Doutorado em Associação em Rede de Pós-Graduação em Ensino (RENOEN) e do Mestrado Acadêmico em Ensino de Cièncias e Matemática do do Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica PROEPT-IFCE. Tem experiência na área de Matemática e atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da matemática, História da Matemática, Análise Real, Filosofia da Matemática e Tecnologias aplicadas ao ensino de matemática para o nível superior. Com pesquisa voltada ao ensino de Cálculo I, II, III, Análise Complexa, EDO, Teoria dos Números. E na Universidade Aberta do Brasil, com o ensino a distância de Matemática. Desenvolve pesquisa direcionada para o ensino do Cálculo a Várias Variáveis e sua transição interna. Atua também no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) - UFC. Revisor e parecerista ad hoc dos seguintes periódicos: Vydya Educação, Sinergia - IFSP, Rencima - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Revista do Instituto Geogebra de São Paulo, Tear - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Boletim Online de Educação Matemática - BoEM e revista REMAT: Revista Eletrônica da Matemática. Comitê editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM) e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PGECM/IFCE (acadêmico). no período de 2015/2020 e Membro do Consenho Científico da revista ForSCience - IFMG. Avaliador da EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education e International Electronic Journal of Mathematics Education. Parecerista de projetos para a Chamada CNPqNº 09/2020 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ

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Published

2022-09-06

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How to Cite

ALVES, Francisco Regis Vieira; CATARINO, Paula Maria Machado Cruz. A Sequência de Padovan ou de Coordonier. Brazilian Journal on the History of Mathematics, São Paulo, vol. 22, no. 45, p. 21–43, 2022. DOI: 10.47976/RBHM2022v22n4521-43. Disponível em: https://mail.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/328. Acesso em: 25 nov. 2024.

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Artigos