A Disciplina História da Matemática do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Maringá, anos 1972–1982

Authors

  • Suélen Rita Andrade Machado sumachado@gmail.com
    Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional
  • Lucieli M. Trivizoli lmtrivizoli@uem.br
    Universidade Estadual de Maringá

DOI:

10.47976/RBHM2020v20n3961-73

Keywords:

Currículo, Disciplina, História da Educação Matemática

Abstract

A História da Matemática vem se consolidando como uma disciplina autônoma desde o século XX. Entretanto, o que se sabe sobre sua trajetória histórica no Brasil ainda é limitada, pois são poucas as pesquisas históricas que retratam tal objeto investigativo. Tendo em vista esses indícios, nesse artigo apresentamos uma caracterização histórica da presença da disciplina História da Matemática no primeiro currículo do curso de Matemática da Universidade Estadual de Maringá UEM, nos anos 1972 a 1982. Para obtenção dos dados, nos valemos de fontes primárias do Inventário Arquivístico desse curso e, então, produzimos uma narrativa descritiva acerca da presença histórica dessa disciplina, baseada na análise documental. Os resultados apontam uma inclusão curricular breve, influenciada por outros cursos de Matemática do período e uma abordagem do conteúdo sem conexões com aspectos didático-pedagógicos formativos.

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Published

2020-10-07

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How to Cite

MACHADO, Suélen Rita Andrade; TRIVIZOLI, Lucieli M. A Disciplina História da Matemática do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Maringá, anos 1972–1982. Brazilian Journal on the History of Mathematics, São Paulo, vol. 20, no. 39, p. 61–73, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2020v20n3961-73. Disponível em: https://mail.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/5. Acesso em: 25 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos