MUDANÇAS ESTRUTURAIS NOS FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS DA MÚSICA A PARTIR DO SÉCULO XVII: CONSIDERAÇÕES SOBRE CONSONÂNCIA, SÉRIE HARMÔNICA E TEMPERAMENTO

Autores/as

  • Oscar João Abdounur abdounur@ime.usp.br
    Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo

DOI:

10.47976/RBHM2007vn29

Palabras clave:

MUDANÇAS ESTRUTURAIS NOS FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS DA MÚSICA A PARTIR DO SÉCULO XVII: CONSIDERAÇÕES SOBRE CONSONÂNCIA, SÉRIE HARMÔNICA E TEMPERAMENTO

Resumen

O século XVII assistiu ao surgimento das primeiras idéias sobre a física da música e consequentemente ao nascimento da ciência acústica, que recebeu esse nome com Joseph Sauveur (1653-1716), quem sistematizou matematicamente o conceito de harmônicos no início do século XVIII. A acústica de então consistia principalmente no estudo de sons musicais tendo por fundamentos princípios físicos-experimentais manipulados matematicamente, em contrapartida com os fundamentos aritmético-numerológicos, associados à antiga tradição pitagórica, predominantes até então nos tratados de músicateórica. Sob essa nova perspectiva, razões pitagóricas da teoria musical tradicional, por exemplo, transformaram-se em razões de freqüências. Nesse contexto, 

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Publicado

2020-11-07

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Cómo citar

ABDOUNUR, Oscar João. MUDANÇAS ESTRUTURAIS NOS FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS DA MÚSICA A PARTIR DO SÉCULO XVII: CONSIDERAÇÕES SOBRE CONSONÂNCIA, SÉRIE HARMÔNICA E TEMPERAMENTO. Revista Brasilera de História de la Matemática, São Paulo, p. 29, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2007vn29. Disponível em: https://mail.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/309. Acesso em: 25 nov. 2024.