MUDANÇAS ESTRUTURAIS NOS FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS DA MÚSICA A PARTIR DO SÉCULO XVII: CONSIDERAÇÕES SOBRE CONSONÂNCIA, SÉRIE HARMÔNICA E TEMPERAMENTO
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10.47976/RBHM2007vn29Palabras clave:
MUDANÇAS ESTRUTURAIS NOS FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS DA MÚSICA A PARTIR DO SÉCULO XVII: CONSIDERAÇÕES SOBRE CONSONÂNCIA, SÉRIE HARMÔNICA E TEMPERAMENTOResumen
O século XVII assistiu ao surgimento das primeiras idéias sobre a física da música e consequentemente ao nascimento da ciência acústica, que recebeu esse nome com Joseph Sauveur (1653-1716), quem sistematizou matematicamente o conceito de harmônicos no início do século XVIII. A acústica de então consistia principalmente no estudo de sons musicais tendo por fundamentos princípios físicos-experimentais manipulados matematicamente, em contrapartida com os fundamentos aritmético-numerológicos, associados à antiga tradição pitagórica, predominantes até então nos tratados de músicateórica. Sob essa nova perspectiva, razões pitagóricas da teoria musical tradicional, por exemplo, transformaram-se em razões de freqüências. Nesse contexto,
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