PEIRCE’S MATHEMATICAL WRITINGS: AN ESSAY ON PRIMARY ARITHMETIC BOOKS AS IT RELATES TO MATHEMATICS EDUCATION

Autores

  • Antonio Vicente Marafioti Garnica vgarnica@travelnet.com.br
    Doutor em Educação Matemática UNESP – Campus de Bauru

DOI:

10.47976/RBHM2001v1n237-57

Palavras-chave:

PEIRCE’S MATHEMATICAL WRITINGS: AN ESSAY ON PRIMARY ARITHMETIC BOOKS AS IT RELATES TO MATHEMATICS EDUCATION

Resumo

Charles Sanders Peirce é um dos mais importantes filósofos americanos. Embora a literatura educacional, com raras exceções, negligencie esse aspecto, sabe-se que o Pragmatismo peirceano, por exemplo, é o ponto de partida de James e Dewey tendo, portanto, clara influência nos tratados educacionais. Os escritos matemáticos de Peirce, tanto quanto sua filosofia, são, segundo nosso ponto de vista, importantes sob dois aspectos: (1) como fonte de pesquisa em História da Matemática e (2) como recurso para compreendermos as concepções peirceanas acerca da Matemática e os processos de ensino e de aprendizagem dessa disciplina, uma questão claramente ligada à História da Educação Matemática. Neste artigo focamos especificamente sua produçào matemática, estudando os manuscritos da Primary Arithmetic e textos correlatos, numa tentativa de fundamentar nossas afirmações. Originalmente escrito em inglês, este artigo foi produzido durante nosso estágio de pós-doutoramento junto à Indiana University Purdue University, Indianapolis, Indiana, Estados Unidos

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Referências

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Publicado

05-11-2020

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Como Citar

MARAFIOTI GARNICA, Antonio Vicente. PEIRCE’S MATHEMATICAL WRITINGS: AN ESSAY ON PRIMARY ARITHMETIC BOOKS AS IT RELATES TO MATHEMATICS EDUCATION. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 37–57, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2001v1n237-57. Disponível em: https://mail.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/266. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos