UM PASSEIO PELA HISTÓRIA DE SÍMBOLOS QUE REPRESENTARAM IGUALDADE MATEMÁTICA

Authors

  • Vanessa Vasconcelos Cosme vanesssavc@gmail.com
    Mestre em Educação – Educação Matemática – UFES Professora efetiva na rede pública estadual de Roraima e professora substituta na Universidade Federal de Roraima.

DOI:

10.47976/RBHM2010v10n1975-87

Keywords:

Matemática, História da Matemática, Notações Matemáticas, Igualdade Matemática

Abstract

No presente trabalho, a intenção é apresentar parte da investigação que desenvolvemos no curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. O objeto central de nossa pesquisa de mestrado foram as relações de igualdade matemática e significados a ela atribuídos por professores e alunos de 5ª e 6ª séries do ensino fundamental, no município de Vitória – ES. Além disso, trouxemos um panorama histórico com intuito de refletir sobre construção e desenvolvimento de símbolos que foram usados para representar a igualdade matemática. Nesse artigo optamos por apresentar um recorte
dos resultados dessa pesquisa bibliográfica. Destacamos, assim, o uso de diferentes símbolos para representar a igualdade matemática e o uso do símbolo “=”, hoje usado exclusivamente para indicar igualdade, com outros significados, como diferença aritmética por exemplo. Direcionar-nos-emos, portanto, a relatar esses pontos em destaque na representação da igualdade matemática no decorrer da história da matemática entre os séculos XVI e XVIII, por ser um período marcado pela transição da linguagem matemática retórica para a simbólica e pela grande produção de trabalhos no campo da matemática.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

References

CAJORI, F. Notations in Elementary Mathematics. In: A History of Mathematical Notations. London: Strand, 1928. vol. I.

ESTRADA, F. et al. História da Matemática. Lisboa: Universidade Aberta, 2000.

IMENES, L. M. P. & LELLIS, M. C. Microdicionário de Matemática. São Paulo: Scipione, 1998

NUNES, P. Libro de Algebra en Arithmetica y Geometria. In: Obras. Nova edição revista e anotada por uma comissão de sócios da Academia das Ciências. Lisboa: Imprensa Nacional de Lisboa, 1946. vol. I.

SOUZA, C. M. de & CARDOSO, S. L. P. As contribuições de Pedro Nunes para a construção da Álgebra Moderna. In: Seminário Nacional de História da Matemática, 4, 2001, Rio Claro. Anais do IV Seminário Nacional de História da Matemática. Rio Claro: SBHMat, 2001. p. 277-283

STRUIK, D. J. História Concisa das Matemáticas. Trad. João Cosme S. Guerreiro. 4. ed. Lisboa: Gradiva, 1989. 1. ed. em 1948

Published

2020-11-01

Métricas


Visualizações do artigo: 378     PDF (Português (Brasil)) downloads: 283

How to Cite

COSME, Vanessa Vasconcelos. UM PASSEIO PELA HISTÓRIA DE SÍMBOLOS QUE REPRESENTARAM IGUALDADE MATEMÁTICA. Brazilian Journal on the History of Mathematics, São Paulo, vol. 10, no. 19, p. 75–87, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2010v10n1975-87. Disponível em: https://mail.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/150. Acesso em: 25 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos