MELLO E SOUZA E A CRÍTICA AOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: DEMOLINDO CONCORRENTES, CONSTRUINDO MALBA TAHAN.
DOI:
10.47976/RBHM2004v4n8171-187Keywords:
Malba Tahan, ensino de matemática, livro didáticoAbstract
Este estudo tem por finalidade contribuir para a história da disciplina escolar Matemática no Brasil. Após a apresentação do contexto em que é criada a disciplina Matemática, é realizada a análise dos conteúdos que norteavam a crítica aos livros didáticos feita por Mello e Souza, nas páginas da Revista Brasileira de Matemática, publicação pioneira, editada a partir de 1929, dedicada especificamente a assuntos matemáticos. O estudo do contexto e dos conteúdos revela aspectos importantes na construção do personagem Malba Tahan, um dos mitos da educação matemática brasileira.
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2020-11-04
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How to Cite
RODRIGUES VALENTE, Wagner. MELLO E SOUZA E A CRÍTICA AOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: DEMOLINDO CONCORRENTES, CONSTRUINDO MALBA TAHAN. Brazilian Journal on the History of Mathematics, São Paulo, vol. 4, no. 8, p. 171–187, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2004v4n8171-187. Disponível em: https://mail.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/236. Acesso em: 25 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos