DOS LIVROS DIDÁTICOS DE DESENHO COMO LUGAR DE MEMÓRIA
DOI:
10.47976/RBHM2013v13n2623-40Palabras clave:
História da Educação, História da Educação Matemática, Livros Didáticos., Disciplina de Desenho.Resumen
Inserido na problemática de investigação sobre a trajetória da disciplina de desenho no Brasil, este artigo tem por objetivo apresentar uma análise de cinco livros didáticos de
desenho publicados em meados do século XX no país. Tomando os livros didáticos como fontes de pesquisa histórica, pretende-se evidenciar que saberes foram por eles mobilizados,
partindo-se do pressuposto de que esses livros constituiram um efetivo discurso sobre o desenho, organizando e selecionando conteúdos, estruturando programas e propagando
objetivos didáticos e valores ideológicos. A análise desses textos deve nos possibilitar, portanto, um horizonte mais amplo para a compreensão da trajetória escolar dessa
disciplina.
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BANDEIRA, J. S. Desenho Para o Curso Ginasial - 3ª série. Rio de Janeiro: Editora Aurora, 6ª edição, 1962.
BANDEIRA, J. S. Desenho Para o Curso Ginasial - 4ª série. Rio de Janeiro: Editora Aurora, 3ª edição, 1958.
BRASIL. Lei n. 4.024, de 20.12.1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional.
Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 27.12.1961. p. 11429.
BRASIL. Lei n. 5.692, de 11.08.1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de primeiro e segundo graus, e dá outras providencias. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 12.08.1971. p. 6377.
BRASIL. Portaria Ministerial n.1045 de 14.12.1951. Aprova os planos de desenvolvimento dos programas mínimos do curso secundário e respectivas instruções metodológicas. In: BRASIL. Ministério da Educação e Saúde. Serviço de documentação. Programas do ensino secundário. São Paulo: Ed. Nacional, 1952, p.172-85.
CARVALHO, B. A. Desenho Geométrico. Rio de Janeiro: Editora Ao Livro Técnico S.A, 3ª edição, 1967.
BANDEIRA, J. S. Desenho Para o Curso Ginasial - 4ª série. Rio de Janeiro: Editora Aurora, 3ª edição, 1958.
BRASIL. Lei n. 4.024, de 20.12.1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional.
Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 27.12.1961. p. 11429.
BRASIL. Lei n. 5.692, de 11.08.1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de primeiro e segundo graus, e dá outras providencias. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 12.08.1971. p. 6377.
BRASIL. Portaria Ministerial n.1045 de 14.12.1951. Aprova os planos de desenvolvimento dos programas mínimos do curso secundário e respectivas instruções metodológicas. In: BRASIL. Ministério da Educação e Saúde. Serviço de documentação. Programas do ensino secundário. São Paulo: Ed. Nacional, 1952, p.172-85.
CARVALHO, B. A. Desenho Geométrico. Rio de Janeiro: Editora Ao Livro Técnico S.A, 3ª edição, 1967.
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Publicado
2020-10-31
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Cómo citar
MACHADO, Rosilene Beatriz; FLORES, Cláudia Regina. DOS LIVROS DIDÁTICOS DE DESENHO COMO LUGAR DE MEMÓRIA. Revista Brasilera de História de la Matemática, São Paulo, vol. 13, n.º 26, p. 23–40, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2013v13n2623-40. Disponível em: https://mail.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/121. Acesso em: 25 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos