DE LYSIMACO DA COSTA A EUCLIDES ROXO: A CONSTRUÇÃO DE UM IDEÁRIO PARA ORGANIZAR OS ENSINOS DE MATEMÁTICA NUMA ÚNICA DISCIPLINA ESCOLAR

Autores/as

  • Wagner Rodrigues Valente wagner.valente@pq.cnpq.br
    GHEMAT – UNIBAN/UIED-UNL

DOI:

10.47976/RBHM2008v8n1575-86

Palabras clave:

história das disciplinas escolares, história da educação matemática, matemática escolar

Resumen

O objetivo principal deste texto é analisar historicamente o processo de elaboração de um ideário que justificou a criação da disciplina escolar Matemática no Brasil. Entre os personagens principais desse momento da história da educação matemática figuram os educadores Lysimaco da Costa e Euclides Roxo. O trabalho inscreve-se no campo depesquisa conhecido por história das disciplinas escolares. Como fontes principais foram utilizados os documentos relativos ao 4º Congresso Brasileiro de Instrução Superior e Secundária, ocorrido em 1922; o Arquivo Escolar do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro; e o Arquivo Pessoal Euclides Roxo, em São Paulo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

APER – Arquivo Pessoal Euclides Roxo. São Paulo: Centro de Documentação do GHEMAT (www.ghemat.mat.br).

ARQUIVO DO COLÉGIO PEDRO II – Coletânea de Documentos. São Paulo: FAPESP/ GHEMAT – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática. 1ª. Versão, 2005. 1 CDROM.

BRASIL. Congresso de Instrução Secundária e Superior que deverá ser reunir no Rio de Janeiro em 1922: regulamento e teses. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1921.

BRASIL. Anais do 4º Congresso Brasileiro de Instrução Superior e Secundária. Setembro a Outubro de 1922. Rio de Janeiro: Typ. Rua do Carmo, 1926.

CARVALHO, J. B. P. Euclides Roxo e as polêmicas sobre a modernização do ensino da matemática. In: VALENTE, Wagner R. (Org.) Euclides Roxo e a modernização do ensino de Matemática no Brasil. Brasília: Editora da UnB, 2004. p. 86-158.

Publicado

2020-11-04

Métricas


Visualizações do artigo: 164     PDF (Português (Brasil)) downloads: 101

Cómo citar

RODRIGUES VALENTE, Wagner. DE LYSIMACO DA COSTA A EUCLIDES ROXO: A CONSTRUÇÃO DE UM IDEÁRIO PARA ORGANIZAR OS ENSINOS DE MATEMÁTICA NUMA ÚNICA DISCIPLINA ESCOLAR. Revista Brasilera de História de la Matemática, São Paulo, vol. 8, n.º 15, p. 75–86, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2008v8n1575-86. Disponível em: https://mail.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/186. Acesso em: 8 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos