CONSTITUIÇÃO DE UM SABER MATEMÁTICO: A ARITMÉTICA NO PORTUGAL DA PRIMEIRA METADE DE QUINHENTOS
DOI:
10.47976/RBHM2006v6n12139-163Palabras clave:
História da Matemática, História da Educação, Sociologia da Matemática, PortugalResumen
O saber aritmético vai-se constituir como instrumento fundamental de apropriação do real no ambiente português do século XVI, possibilitando não só o aperfeiçoamento das práticas comerciais e marítimas, mas também complexificando a vida privada. Este conhecimento inovador é detectável nas alterações sofridas pelo currículo básico e encontra-se fixado nos livros de aritmética da época publicados em Portugal. A constituição e a difusão deste saber seguiram redes distintas das do saber universitário.
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Citas
Albuquerque, L. (1973). Para a história da ciência em Portugal. Lisboa: Livros Horizonte.
Almeida, A. A. M. (1986). Em A abertura do mundo, estudos de história dos descobrimentos europeus. Vol. I. Lisboa: Ed. Presença.
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Almeida, A. A. M. (1994). Aritmética como descrição do real (1519-1679). Contributos para a formação da mentalidade moderna em Portugal. Lisboa: Imprensa Nacional.
Almeida, A. A. M. (1997). Estudos de História da Matemática. Mem Martins: Editorial Inquérito.
Boyer, C. B. (1985). A history of mathematics. Princeton, Nova Jersey: Princeton University Press.
Brandão (de Buarcos), J. (1990/1552). Grandeza e abastança de Lisboa em 1552. Lisboa: Livros Horizonte.
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Publicado
2020-11-04
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Cómo citar
MATOS, José Manuel. CONSTITUIÇÃO DE UM SABER MATEMÁTICO: A ARITMÉTICA NO PORTUGAL DA PRIMEIRA METADE DE QUINHENTOS. Revista Brasilera de História de la Matemática, São Paulo, vol. 6, n.º 12, p. 139–163, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2006v6n12139-163. Disponível em: https://mail.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/208. Acesso em: 25 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos