REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores/as

  • Beatriz S. D’Ambrosio dambrobs@muohio.edu
    Miami University 123 Bachelor Hall Oxford OH 45056 USA

DOI:

10.47976/RBHM2007vn32

Palabras clave:

REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Resumen

Essas reflexões são baseadas em numerosas conversas com Ubiratan D’Ambrosio, sobre a história da matemática e o programa de pesquisas em educação matemática que enfocam a etnomatemática. Iniciei meus estudos de matemática sem entender nada da história da matemática e sem me interessar muito por ela, aliás, eu achava o estudo de história muito chato e de pouca motivação. Estudando para ser professora de matemática nunca me preocupei com a história do conhecimento matemático, apenas aceitava a matemática como todos os jovens que estudavam comigo, uma disciplina bonita, intrigante, desafiadora e completa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

Carpenter,T.P., Hiebert, J., Fennema, E. e Fuson, K.C. (1997). Making sense: Teaching mathematics with understanding. Portsmouth, NH: Heinemann.

D’Ambrosio, U. (1999a). Literacy, Matheracy, and Technoracy: A Trivium for Today, Mathematical Thinking and Learning,1(2), pp.131-153.

D’Ambrosio, U. (1999b). Educação para uma Sociedade em Transição, Campinas, Brasil: Papirus Editora.

D’Ambrosio, U. (1985). Ethnomathematics and its place in the history and pedagogy of mathematics. For the Learning of Mathematics, 5(1), 44-48.

D’Ambrosio, U. (1990). Etnomatemática [Ethnomathematics]. São Paulo: Editora Ática.

D’Ambrosio, U. (1993). Etnomatemática: Um programa [Ethnomathematics: A program]. A Educação Matemática em Revista, 1(1): 5-11.

D’Ambrosio, U. (1995). Multiculturalism and mathematics education. International Journal on Mathematics, Science. Technology Education, 26(3): 337-346.

Fosnot, C.T. e Dolk, M. (2002). Young Mathematicians at Work: Constructing Fractions, Decimals, and Percents. Porstmouth, Nh: Heinemann.

Publicado

2020-11-07

Métricas


Visualizações do artigo: 1791     PDF (Português (Brasil)) downloads: 1100

Cómo citar

D’AMBROSIO, Beatriz S. REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Brasilera de História de la Matemática, São Paulo, p. 32, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2007vn32. Disponível em: https://mail.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/312. Acesso em: 25 nov. 2024.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.