As Classificações das Matemáticas de John Dee e Adriaan Van Roomen: Um Estudo Sobre a Organização dos Conhecimentos Matemáticos nos Séculos XVI e XVII

Autores/as

DOI:

10.47976/RBHM2021v21n4252-80

Palabras clave:

História da matemática, Classificações, Traduções, John Dee, Adriaan van Roomen

Resumen

Pesquisas em história da matemática têm como um de seus pressupostos reconhecer que a área de conhecimento que temos hoje não é a mesma daquelas disciplinas ou ciências consideradas como matemáticas no passado. Nesse sentido, este artigo objetiva apresentar um estudo sobre o que são as matemáticas nos séculos XVI e XVII, trazendo um olhar para algumas das classificações propostas neste período. Para tanto, são apresentadas traduções de excertos de duas obras: o diagrama do prefácio aos Elementos de Euclides, de John Dee, e um capítulo da Universae mathesis idea, de Adriaan van Roomen. Esses tratados mostram que havia, entre alguns estudiosos, uma preocupação em organizar o conhecimento científico do período, classificando como matemáticas não só as artes liberais do quadrivium, mas diversas outras artes teóricas e práticas. Embora as concepções e o pensamento matemático daquele momento tenham conexões com pensamentos da Antiguidade e dos medievais, percebemos, na verdade, que compreender o conhecimento matemático dos séculos XVI e XVII se mostra como algo complexo na medida em que as classificações são controversas e não consensuais. Os trabalhos de Dee e de van Roomen nos mostram algumas destas concepções presentes entre os matemáticos do período.

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Biografía del autor/a

Zaqueu Vieira Oliveira, Universidade Federal da Integração Latino – Americana – UNILA – Foz do Iguaçu – Brasil

Atualmente é professor visitante no Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN) da UNILA. Possui pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC (2018-2020), doutorado em Educação Matemática pela UNESP (2015) com estágio de pesquisa na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2014), mestrado também em Educação Matemática pela UNESP (2011), graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza pela USP (2009) e foi bolsista FAPESP (2008-2015) e PNPD-CAPES (2018-2020). Foi professor contratado da Faculdade de Educação da USP (2015-2017 e 2018-2021), do SESI-SP (2018), da UNIVESP (2019) e esteve no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2017) para realização de estágio de pesquisa. Os seus projetos de pesquisa têm como foco a História das Ciências, História da Matemática e História da Astronomia nos séculos XVI e XVII, assim como suas relações com o Ensino de Ciências e de Matemática. É membro do Grupo de Pesquisa em Interfaces entre História das Ciências e Educação Científica (GIHCEC) da UFABC e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática (GEPEm) da FE-USP. 

Isabelle Coelho da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP – São Paulo – Brasil

É Mestra em Ensino de Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PGECM/IFCE). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com período sanduíche na Universidade de Pittsburgh. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da matemática, educação matemática e formação de professores. É membro do Grupo de pesquisa História e Epistemologia na Educação Matemática (HEEMa) e do Grupo de Pesquisa em Educação e História Matemática - GPEHM. Atualmente, faz parte da Diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), regional Ceará e é doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Kleyton Vinicyus Godoy, Universidade Federal de Lavras – UFLA – Lavras – Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Metodista de Piracicaba (2007). Mestrado (2013) e Doutorado (2019) pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Rio Claro. Atualmente é Professor Visitante do Departamento de Educação em Ciências Físicas e Matemática na Universidade Federal de Lavras - MG. Atuou na área de matemática e ciências da natureza tanto na rede pública e privada como professor do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Técnico e Ensino Superior. Tem interesse de estudo na área de Matemática e Educação Matemática, com ênfase em Teoria dos Invariantes, Educação Matemática e Sociedade, Filosofia da Matemática, Classificação das Matemáticas e História da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática dos séculos XV a XIX; História da Educação Matemática e História da Matemática e Ensino de Matemática. 

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Publicado

2021-11-17

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Cómo citar

OLIVEIRA, Zaqueu Vieira; SILVA, Isabelle Coelho da; GODOY, Kleyton Vinicyus. As Classificações das Matemáticas de John Dee e Adriaan Van Roomen: Um Estudo Sobre a Organização dos Conhecimentos Matemáticos nos Séculos XVI e XVII. Revista Brasilera de História de la Matemática, São Paulo, vol. 21, n.º 42, p. 52–80, 2021. DOI: 10.47976/RBHM2021v21n4252-80. Disponível em: https://mail.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/357. Acesso em: 25 nov. 2024.