O MESOLÁBIO, A DUPLICAÇÃO DO CUBO E OS TEMPERAMENTOS MUSICAIS

Autores/as

DOI:

10.47976/RBHM2025v25n5018-33

Palabras clave:

Matemática, História, Mesolábio, Monocórdio

Resumen

O mesolábio é um instrumento mecânico inventado na Antiguidade para determinar eficientemente dois segmentos de reta proporcionais a dois segmentos de reta dados, problema cuja solução pode ser usada para obter a duplicação do cubo. Neste artigo discutimos a origem do mesolábio, seu funcionamento, seu ressurgimento na teoria da música do século XVI e sua perda de importância diante das mudanças nas concepções de ciência do século XVII.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

BARBOUR, James Murray. 2004. Tuning and temperament: A historical survey. New York, Courier Corporation.

BARBOSA, Gustavo. 2020. Euclides – Sectio Canonis – Apresentação e Tradução. Revista Brasileira de História da Matemática, [s. l.], v. 18, n. 36, p. 31–75.

BARKER, Andrew. 1984. Greek Musical Writings: Volume 2, Harmonic and Acoustic Theory. Vol. 2. Cambridge, Cambridge University Press.

CREESE, David. 2010. The monochord in ancient Greek harmonic science. Cambridge, Cambridge University Press.

DE SALINAS, Francisco. 1577. De musica libri septem. Salamanca, Mathias Gaftius.

DESCARTES, René. 1637. Geometria, a Renato Des Cartes. Amsterdã, Tipografia Blaviana.

HEATH, Thomas Little. 2009. The Works of Archimedes: Edited in Modern Notation with Introductory Chapters. Cambridge, Cambridge University Press.

HEATH, Thomas Little. 2013. A history of Greek mathematics. Cambridge, Cambridge University Press.

HULTSCH, Friedrich Otto. 1876–1878. Pappi Alexandrini Collectionis Quae Supersunt, Volumes I–III. Berlin, Weidmann.

KNORR, Wilbur Richard. 2012. Textual studies in ancient and medieval geometry. Berlin, Springer Science & Business Media.

LÜTZEN, Jesper. 2009. Why was Wantzel overlooked for a century? The changing importance of an impossibility result, Historia Mathematica, 36 (4): 374–394.

LIDDELL, Henry George & SCOTT, Robert. 1940. A Greek-English Lexicon. Revised and augmented throughout by Sir Henry Stuart Jones with the assistance of Roderick McKenzie. Oxford, Clarendon Press.

MERSENE, Marin. 1636. Harmonie universelle: contenant la théorie et la pratique de la musique. Paris, Sebastien Cramoisy.

NAPIER, John. 1614. Mirifici logarithmorum canonis descriptio. Edimburgo, Andrea Hart.

NETZ, Reviel et al. 2004, The Works of Archimedes: Volume 1, the Two Books on the Sphere and the Cylinder: Translation and Commentary. Cambridge, Cambridge University Press.

LITTLE, John Brittain. 2023. Pappus of Alexandria, Book III of the Mathematical Collection. Holy Cross Bookshelf, 63.

SMITH, David Eugene. 1958, History of Mathematics Vol 2 Special Topics of Elementary Mathematics. 1958. New York, Courier Corporation.

VITRUVIUS, Pollio. 1914. Vitruvius, the ten books on architecture. Cambridge, Harvard University Press.

VON WILAMOWITZ-MOELLENDORFF, Udo. 1894. Ein Weihgeschenk des Eratosthenes, Nachrichten der k. Gesselschaft der Wissenschaften zu Göttingen, phil.-hist. Klasse, 15–35.

WANTZEL, Pierre Laurent. 1837. Recherches sur les moyens de reconnaître si un Problème de Géométrie peut se résoudre avec la règle et le compas, Journal de Mathématiques Pures et Appliquées, vol 2: 366–372.

ZARLINO, Gioseffo. 1558. Le istitutioni harmoniche. Veneza, Iofephus Tramezinus.

Publicado

2025-04-17

Métricas


Visualizações do artigo: 19     PDF (Português (Brasil)) downloads: 14

Cómo citar

BORTOLATTO, Renato. O MESOLÁBIO, A DUPLICAÇÃO DO CUBO E OS TEMPERAMENTOS MUSICAIS. Revista Brasilera de História de la Matemática, São Paulo, vol. 25, n.º 50, p. 18–33, 2025. DOI: 10.47976/RBHM2025v25n5018-33. Disponível em: https://mail.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/485. Acesso em: 20 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos