DA INTUIÇÃO À AXIOMATIZAÇÃO DA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DIACRÔNICA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DOS CARDINAIS E ORDINAIS

Autores/as

  • Renata Cristina Geromel Meneghetti rcgm@icmc.usp.br
    Universidade de São Paulo – USP - Brasil

DOI:

10.47976/RBHM2014v14n2825-46

Palabras clave:

Transposição Didática, Análise Diacrônica, Intuição, axiomatização, Cardinais e Ordinais

Resumen

Na versão acadêmica difundida da Teoria dos Conjuntos, os números cardinais e ordinais são distintos apenas para conjuntos infinitos. Isto significa que os cardinais e os ordinais, no caso finito são os mesmos, ou seja, não se distinguem enquanto objetos matemáticos formais. Entretanto, no sistema de ensino da Educação Básica, tradicionalmente números cardinais e ordinais são concebidos como distintos. Do ponto de vista da Teoria da Transposição Didática, isso caracteriza um problema de legitimidade epistemológica. Uma análise sincrônica da Transposição Didática dos cardinais e ordinais, foco de uma pesquisa anterior, levou a um questionamento sobre a constituição do conhecimento matemático. Neste trabalho proponho investigar esta questão efetuando uma análise diacrônica da Transposição Didática dos cardinais e ordinais. Para tal, será percorrida a evolução da Teoria dos Conjuntos, com início em Cantor até a sua formalização dedutiva. Com essa nova análise buscou-se compreender como os cardinais e ordinais foram se constituindo enquanto conceitos matemáticos acadêmicos que compõem a versão usual de Teoria dos Conjuntos. Esta pesquisa lança luz sobre o movimento do desenvolvimento histórico da Matemática em que a intuição é abandonada a favor do formalismo que passou a imperar nessa Ciência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. Tradução Alfredo Bosi. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

ABE, J. M.; PAPAVERO, N. Teoria Intuitiva dos Conjuntos. São Paulo: Makron, McGraw-Hill, 1991.

ARISTÓTELES. Organon IV: analíticos posteriores. Trad. e Nota P. Gomes, Guimarães editores, Lisboa, 1987.

ARSAC, Gilbert- L’ evolution D’une Théorie en Didactique: L’exemple de la Transposition Didactique. Recherches en Didactique des Mathematique, v.12, n. 1, pp. 7-32, 1992.

BICUDO, I. Matemática: técnica ou ciência. HYPNOΣ: Téchne, Ano 3, n. 4, 1998, pp. 74-81.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais Matemática. Brasília, MEC/SEF, 1997.

Publicado

2020-10-31

Métricas


Visualizações do artigo: 299     PDF (Português (Brasil)) downloads: 159

Cómo citar

GEROMEL MENEGHETTI, Renata Cristina. DA INTUIÇÃO À AXIOMATIZAÇÃO DA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DIACRÔNICA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DOS CARDINAIS E ORDINAIS. Revista Brasilera de História de la Matemática, São Paulo, vol. 14, n.º 28, p. 25–46, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2014v14n2825-46. Disponível em: https://mail.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/63. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos