CONTRIBUIÇÕES PARA UMA HISTÓRIA DA NOÇÃO DE MODELO: ASPECTOS METODOLÓGICOS E DIREÇÕES DE PESQUISA

Autores

  • Tatiana Roque tati@im.ufrj.br
    Instituto de Matemática Universidade Federal do Rio de Janeiro IM-UFRJ Brasil

DOI:

10.47976/RBHM2011v11n2353-62

Palavras-chave:

modelo, analogia, física-matemática, matemática no final do século XIX e início do XX

Resumo

A noção de “modelo” é freqüentemente citada em estudos de epistemologia e filosofia da ciência e é um dos conceitos-chave na reflexão sobre o papel da matemática em outros campos de conhecimento. No entanto, não há trabalhos propriamente históricos sobre esta noção, que problematizem o seu significado em conexão com os modos distintos como o termo foi empregado. Fazer uma história do termo ou dos conceitos que estão por trás do termo? Esta pergunta já indica que há desafios metodológicos importantes para iniciar uma pesquisa histórica sobre o tema e o objetivo deste trabalho é discutir algumas destas dificuldades.

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Referências

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Publicado

31-10-2020

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Como Citar

ROQUE, Tatiana. CONTRIBUIÇÕES PARA UMA HISTÓRIA DA NOÇÃO DE MODELO: ASPECTOS METODOLÓGICOS E DIREÇÕES DE PESQUISA. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 11, n. 23, p. 53–62, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2011v11n2353-62. Disponível em: https://mail.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/114. Acesso em: 10 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos