A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AULA DE COMÉRCIO EM PORTUGAL E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL

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DOI:

10.47976/RBHM2025v25n5072-87

Palabras clave:

Pombal, Aritmética, Ensino, Matemática

Resumen

A Aula de Comércio tem sua origem em Portugal tendo como idealizador Marquês de Pombal. Seus princípios impactaram a dinâmica do Comércio não só naquele país, mas, também, em suas colônias, com destaque para o Brasil. O objetivo deste artigo é abordar a implantação da Aula de Comércio em Portugal e seus principais desdobramentos no Brasil, relacionando-a com a reforma realizada pelo Marquês de Pombal no contexto educacional lusitano e com a expulsão dos jesuítas de Portugal e colônias. Por meio de uma pesquisa documental-bibliográfica traçou-se os ideais da Reforma Pombalina para a educação no âmbito do desenvolvimento mercantilista.   Conclui-se, portanto, que a Aula de Comércio tendo como núcleo a Aritmética Comercial contribuiu para a conjuntura social, econômica e, principalmente, para o ensino da matemática.

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Publicado

2025-04-17

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Cómo citar

LIBERAL, Sílvio de. A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AULA DE COMÉRCIO EM PORTUGAL E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL. Revista Brasilera de História de la Matemática, São Paulo, vol. 25, n.º 50, p. 72–87, 2025. DOI: 10.47976/RBHM2025v25n5072-87. Disponível em: https://mail.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/448. Acesso em: 20 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos