MATEMÁTICA ESCOLAR NO BRASIL: REFLEXÕES DE SEUS MOVIMENTOS

Autores

  • Ana Cristina Schirlo autor@dominio.com
    Secretaria de Educação do Estado do Paraná – SEED – Brasil
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva autor@dominio.com
    Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Brasil
  • Luiz Alberto Pilatti autor@dominio.com
    Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Brasil

DOI:

10.47976/RBHM2014v14n29117-128

Palavras-chave:

Matemática, História, Prática Pedagógica, Ensino

Resumo

Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica relativa a algumas transmutações ocorridas no período de 1908 a 2008 no ensino da Matemática no Brasil. Ressalta-se que nesse período, os processos de ensino e aprendizagem caracterizaram-se como Matemática Clássica, Matemática Moderna e Educação Matemática. Para cada um desses movimentos, buscou-se perspectivar o modo de se ensinar os conteúdos escolares e sua aprendizagem. Os dados analisados permitem afirmar que durante a Matemática Clássica, o ensino era centrado em procedimentos mecânicos. Na Matemática Moderna, o ensino era baseado na teoria dos conjuntos, nas estruturas Matemáticas e na lógica Matemática. E, na Educação Matemática, observou-se a procura por um ensino mais significativo, visnado que os estudantes se tornem aptos às exigências do mundo globalizado.

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Referências

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Publicado

31-10-2020

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Como Citar

SCHIRLO, Ana Cristina; RUTZ DA SILVA, Sani de Carvalho; PILATTI, Luiz Alberto. MATEMÁTICA ESCOLAR NO BRASIL: REFLEXÕES DE SEUS MOVIMENTOS. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 14, n. 29, p. 117–128, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2014v14n29117-128. Disponível em: https://mail.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/58. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos