O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO PORTUGUÊS DO INÍCIO DO SÉCULO XX: O CASO PARADIGMÁTICO DE VICENTE GONÇALVES
DOI:
10.47976/RBHM2016v16n3233-39Palavras-chave:
Matemática, História, Biografia, Vicente GonçalvesResumo
Em Portugal, o conceito de professor universitário de ciências matemáticas foi mudando ao longo do tempo, especialmente durante o século XX. Do professor universitário que apenas se dedicava à docência e que transmitia os conhecimentos clássicos; aquele que tem diversas vertentes a cumprir, como a de investigador, de autor, de gestor, de divulgador, etc.; encontramos casos de professores universitários que marcaram pela sua atuação profissional. Apresentamos o caso paradigmático do professor universitário português J. Vicente Gonçalves (1896-1985).
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Referências
AGUDO, F.R. Dias. (1987). Resposta do Académico F.R. Dias Agudo ao Académico J.
Tiago de Oliveira. In: Memórias da Academia de Ciências de Lisboa (Classe de Ciências) n.º 28. 225-232.
COSME, Catarina & COSTA, Cecília. (2015). Creating and Developing a Mathematical
Research School in a Peripheral Country: The Case of Norms Having Matrix Values. In:
Applied Mathematical Sciences, vol. 9, n.º 32. 1597-1605.
COSTA, Cecília. (2001). José Vicente Gonçalves: Matemático... porque Professor!, (Colecção Memórias n.º 37). Funchal: Centro de Estudos de História do Atlântico,
Secretaria Regional do Turismo e Cultura. [Adaptação da tese de doutoramento de 2000].
COSTA, Cecília. (2007). Males do ensino superior” – a opinião de J. Vicente Gonçalves em 1930. In: Revista Brasileira de História da Matemática, vol. VII, n.º 14. 155-162.
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Publicado
30-10-2020
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Como Citar
COSTA, Cecília. O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO PORTUGUÊS DO INÍCIO DO SÉCULO XX: O CASO PARADIGMÁTICO DE VICENTE GONÇALVES. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 16, n. 32, p. 33–39, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2016v16n3233-39. Disponível em: https://mail.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/74. Acesso em: 25 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos