UM ESTUDO SOBRE ÁREAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES TOMANDO COMO PONTO DE PARTIDA A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA INDIANA NO PERÍODO DOS SULBASUTRAS
DOI:
10.47976/RBHM2004v4n8189-214Palavras-chave:
Educação Matemática, Geometria, História da GeometriaResumo
Este artigo tem como objetivos apresentar métodos o método utilizado pelos indianos para resolver problemas sobre áreas de figuras planas, refletir sobre a importância de sua inserção no estudo da geometria em um curso de formação de professores, discutir os recursos didáticos que podem ser utilizados no ensino fundamental e médio para tratar este assunto, tecer considerações sobre a importância da dimensão histórica no ensino-aprendizagem da matemática e contribuir para uma melhor compreensão de como a dimensão histórica pode ser utilizada como um facilitador no processo de ensino-aprendizagem da matemática.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Referências
AMMA, S. T. A. Geometry in Ancient and Medieval India 1a. ed. Índia: Motilal Banarsidass, 1979. 280 p.
BYERS, V. Por que Estudar a Históriada Matemática International Journal Matematics Education, Science and Technologie, v. 13, n. 1, p. 59-66, 1982.
DAHLKE, R., Mandalas . Tradução M. Martincic. 10 a. ed. São Paulo: Pensamento, 1995. 346 p.
EVES, H. Introdução à História da Matemática. Tradução Domingues, H. H. Campinas: UNICAMP, 1997. 843 p. (Repertórios.)
JOSEPH, G. G. The Crest of The Peacock 2a. ed. USA: Princeton University Press, 2000. 455 p.
KATZ, V. J. A History of Mathematics. An Introduction 2a. ed. USA: Addison-Wesley Educational Publishers Inc., 1998. 856 p.
KATZ, V. J. Egyptian Mathematics In: HISTÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1996, Braga. História e Educação Matemática. Proceedings. Actes. Actas. v. I. Braga, 1996. p. 45-53.
BYERS, V. Por que Estudar a Históriada Matemática International Journal Matematics Education, Science and Technologie, v. 13, n. 1, p. 59-66, 1982.
DAHLKE, R., Mandalas . Tradução M. Martincic. 10 a. ed. São Paulo: Pensamento, 1995. 346 p.
EVES, H. Introdução à História da Matemática. Tradução Domingues, H. H. Campinas: UNICAMP, 1997. 843 p. (Repertórios.)
JOSEPH, G. G. The Crest of The Peacock 2a. ed. USA: Princeton University Press, 2000. 455 p.
KATZ, V. J. A History of Mathematics. An Introduction 2a. ed. USA: Addison-Wesley Educational Publishers Inc., 1998. 856 p.
KATZ, V. J. Egyptian Mathematics In: HISTÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1996, Braga. História e Educação Matemática. Proceedings. Actes. Actas. v. I. Braga, 1996. p. 45-53.
Downloads
Publicado
04-11-2020
Métricas
Visualizações do artigo: 292 PDF downloads: 204
Como Citar
GASPAR, Maria Terezinha Jesus. UM ESTUDO SOBRE ÁREAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES TOMANDO COMO PONTO DE PARTIDA A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA INDIANA NO PERÍODO DOS SULBASUTRAS. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 4, n. 8, p. 189–214, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2004v4n8189-214. Disponível em: https://mail.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/237. Acesso em: 25 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos