UM ESTUDO SOBRE ÁREAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES TOMANDO COMO PONTO DE PARTIDA A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA INDIANA NO PERÍODO DOS SULBASUTRAS

Autores

  • Maria Terezinha Jesus Gaspar mtgaspar@mat.unb.br
    Departamento de Matemática da Universidade de Brasília Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte – Brasília – DF. CEP. 70910-900

DOI:

10.47976/RBHM2004v4n8189-214

Palavras-chave:

Educação Matemática, Geometria, História da Geometria

Resumo

Este artigo tem como objetivos apresentar métodos o método utilizado pelos indianos para resolver problemas sobre áreas de figuras planas, refletir sobre a importância de sua inserção no estudo da geometria em um curso de formação de professores, discutir os recursos didáticos que podem ser utilizados no ensino fundamental e médio para tratar este assunto, tecer considerações sobre a importância da dimensão histórica no ensino-aprendizagem da matemática e contribuir para uma melhor compreensão de como a dimensão histórica pode ser utilizada como um facilitador no processo de ensino-aprendizagem da matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AMMA, S. T. A. Geometry in Ancient and Medieval India 1a. ed. Índia: Motilal Banarsidass, 1979. 280 p.

BYERS, V. Por que Estudar a Históriada Matemática International Journal Matematics Education, Science and Technologie, v. 13, n. 1, p. 59-66, 1982.

DAHLKE, R., Mandalas . Tradução M. Martincic. 10 a. ed. São Paulo: Pensamento, 1995. 346 p.

EVES, H. Introdução à História da Matemática. Tradução Domingues, H. H. Campinas: UNICAMP, 1997. 843 p. (Repertórios.)

JOSEPH, G. G. The Crest of The Peacock 2a. ed. USA: Princeton University Press, 2000. 455 p.

KATZ, V. J. A History of Mathematics. An Introduction 2a. ed. USA: Addison-Wesley Educational Publishers Inc., 1998. 856 p.

KATZ, V. J. Egyptian Mathematics In: HISTÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1996, Braga. História e Educação Matemática. Proceedings. Actes. Actas. v. I. Braga, 1996. p. 45-53.

Downloads

Publicado

04-11-2020

Métricas


Visualizações do artigo: 292     PDF downloads: 204

Como Citar

GASPAR, Maria Terezinha Jesus. UM ESTUDO SOBRE ÁREAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES TOMANDO COMO PONTO DE PARTIDA A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA INDIANA NO PERÍODO DOS SULBASUTRAS. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 4, n. 8, p. 189–214, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2004v4n8189-214. Disponível em: https://mail.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/237. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.