INTERCÂMBIOS ACADÊMICOS MATEMÁTICOS ENTRE EUA E BRASIL POR MEIO DE BOLSAS DE ESTUDOS

Autores

  • Lucieli Maria Trivizoli lmtrivizoli@uem.br
    Departamento de Matemática – UEM – campus de Maringá - Brasil

DOI:

10.47976/RBHM2015v15n3049-60

Palavras-chave:

História da Matemática no Brasil, Influências Estrageiras na Matemática, Intercâmbios Científicos na Matemática.

Resumo

O estudo da história das relações científicas entre os países é de primordial importância ao analisar o processo de implantação da atividade científica em Matemática no Brasil. Neste sentido, a metodologia deste trabalho se baseia no entendimento sobre a geração, a organização e a difusão do conhecimento como resultado de encontros culturais, visando contribuir para a identificação das influências estrangeiras na institucionalização da investigação científica nas áreas da Matemática no Brasil e para a compreensão dos vínculos entre a comunidade matemática brasileira e estadunidense. Neste trabalho, apresentaremos os matemáticos brasileiros que fizeram parte da fase inicial do intercâmbio acadêmico entre Brasil e Estados Unidos por meio de bolsas de estudos concedidas por fundações privadas (Fundação Rockefeller, Fundação Guggenheim e Comissão Fulbright) no período de 1945 a 1980. A identificação dos matemáticos brasileiros que realizaram seus estudos nos EUA com bolsas concedidas por uma das três instituições estadunidenses se deu por meio de consulta e análise de documentação e listagens de bolsistas fornecidas pelas instituições abordadas.

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Referências

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Publicado

30-10-2020

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Como Citar

TRIVIZOLI, Lucieli Maria. INTERCÂMBIOS ACADÊMICOS MATEMÁTICOS ENTRE EUA E BRASIL POR MEIO DE BOLSAS DE ESTUDOS. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 15, n. 30, p. 49–60, 2020. DOI: 10.47976/RBHM2015v15n3049-60. Disponível em: https://mail.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/84. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos