Uma história das fluxões às derivadas na obra de Colin MacLaurin

Autores/as

DOI:

10.47976/RBHM2022v22n4582-105

Palabras clave:

História, Fluxão, Cálculo, Derivada, MacLaurin

Resumen

Em uma publicação de 1742, intitulada A Treatise of Fluxions (Um Tratado das Fluxões), Colin MacLaurin argumenta sobre o conceito de fluxão, medida pelo acréscimo ou decréscimo gerado em um determinado momento por meio do movimento considerado continuamente uniforme a partir das relações entre espaço e tempo. Neste artigo discorremos sobre um cenário do desenvolvimento histórico-epistemológico do conceito de derivada a partir das noções de fluxões presentes em produções matemáticas de Colin Maclaurin influenciadas pelo trabalho de Isaac Newton, visando traçar um mapa dos princípios que norteiam o conceito de derivada e suas regras de derivações, contextualizadas nas relações entre velocidade, espaço e tempo.

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Biografía del autor/a

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA).

Evanildo Costa Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Possui graduação em Matemática-Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e mestrado em Ensino de ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Atualmente é professor de matemática da Prefeitura Municipal de Tangará e da Rede Estadual de Ensino. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente no seguinte tema: matemática; ensino e periódicos.

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Publicado

2022-09-06

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Cómo citar

MENDES, Iran Abreu; SOARES, Evanildo Costa. Uma história das fluxões às derivadas na obra de Colin MacLaurin. Revista Brasilera de História de la Matemática, São Paulo, vol. 22, n.º 45, p. 82–105, 2022. DOI: 10.47976/RBHM2022v22n4582-105. Disponível em: https://mail.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/388. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos